O Spam nada mais é que a versão digital da velha mala-direta e o Scam, sua variação mal-intencionada. O primeiro, geralmente de cunho publicitário, é inofensivo, mas seu clone “do mal” é dissimulado e perigoso ― e o fato de ser dissimulado o torna ainda mais perigoso, pois não existe software de segurança capaz de proteger o usuário de si mesmo.

Manter o computador atualizado é fundamental. Muitos códigos maliciosos se aproveitam de falhas de segurança no sistema e nos aplicativos, daí a importância de aplicar as correções disponibilizadas regularmente pela Microsoft, bem como atualizar os aplicativos de terceiros. Para saber mais sobre as “atualizações automáticas” do Windows, clique aqui; para atualizar facilmente seus apps “não-Microsoft”, use o UPDATE CHECKER  ou o OUTDATEFIGHTER.  

Mesmo que não seja garantia de invulnerabilidade, uma suíte de segurança ativa e atualizada ajuda um bocado. Quem não quer ou não pode investir numa suíte ― tipo Internet Security ― comercial tem a opção de “montar” seu arsenal de defesa com antivírus, firewall e antispyware gratuitos, ainda que de fabricantes diferentes. Mas é bom ter em mente que essa solução propicia conflitos entre os apps, e como existem diversas opções de suítes gratuitas, é melhor escolher uma delas.

O Avira Free Antivirus é uma boa opção gratuita, pois oferece proteção abrangente contra a maioria das ameaças e conta com o Protection Cloud ― que não só provê proteção em tempo real contra ameaças zero day, mas também identifica malwares contra os quais ainda não existe vacina. Mesmo assim, não deixe de conferir (nesta página) os recursos adicionais que são oferecidos pelas opções pagas do Avira. O Avast Free Antivirus também é gratuito e igualmente eficiente, mas não deixe de visitar o site da Avast para conferir as soluções pagas que o fabricante oferece. Os preços são palatáveis, o pagamento pode ser parcelado, e você ainda escolhe se quer licenciar o produto por 1 ou 2 anos, contratar a renovação automática e/ou estender a proteção para outro PC, smartphone ou tablet.

Até a próxima.