Por menos que a ideia nos agrade, há casos em que precisamos compartilhar o computador com outros usuários, e como é sempre preferível prevenir a remediar, não custa bloquear a instalação de novos aplicativos (afinal, os spywares ― programinhas espiões que atuam sub-repticiamente para capturar dados confidenciais, como senhas bancárias, de login, e números de cartões de crédito) andam à solta por aí, e aplicativos gratuitos são um dos meios de transporte preferidos por essas pragas.

O roteiro que eu publiquei no post anterior, baseado no Editor de Diretiva de Grupo Local do Windows, não funciona em todas as versões do sistema. Então, se você tentar acessar o Editor via menu Executar e receber uma mensagem de erro, poderá recorrer ao plano B (ou instalar uma ferramenta de terceiros que bloqueie a instalação programas, se quiser, mas isso já é outra história e fica para uma outra vez).

Como a dica a seguir exige a edição manual do Registro do Windows, e considerando que esse importante banco de dados é a espinha dorsal do sistema ― pois qualquer alteração indevida ou malsucedida pode torna-lo instável ou, em casos extremos inoperante ―, convém você criar um ponto de restauração e fazer um backup do Registo (clicando neste link, você acessará a postagem inicial de uma sequência que trata em detalhes do Registro e explica como criar backups totais ou parciais).

Feitas essas importantes considerações, passemos ao tutorial:

― Abra o Editor do Registro (digite regedit na caixa de diálogo do menu Executar e pressione Enter) e navegue pelas pastas HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Classes\Msi.Package\DefaultIcon;

― Na lista à direita, você verá um arquivo chamado Padrão. Na coluna Dados, haverá um caminho terminado em 0 (zero). Dê duplo clique sobre o arquivo Padrão e, em Dados do Valor, mude o valor de 0 para 1 e reinicie o computador.

A partir daí o Instalador do Windows estará bloqueado. Para reativá-lo, basta seguir os mesmos passos e desfazer a alteração do valor.

(Post baseado em informações do site de tecnologia CANALTECH).