Num post publicado recentemente, eu falei sobre a utilidade dos corretores ortográficos presentes na maioria dos processadores de texto e lembrei que esse recurso também está presente no Windows 10, embora atue somente em aplicativos da Windows Store e no navegador padrão do sistema. Quem usa o Firefox também pode contar com essa facilidade, mas para isso precisará fazer alguns ajustes no navegador. Veja como:

  1. Primeiramente, acesse esta página e clique no botão “+ Adicionar ao Firefox”;
  2. Abra as configurações do navegador (clique no botão à direita da barra de endereços, que exibe três barras horizontais, selecione Opções);
  3. Na coluna à esquerda da tela, clicar em Avançado e, no campo Navegação, marque a caixa de verificação ao lado de Verificar ortografia ao digitar.
  4. Feche e reabra o navegador e veja que, ao digitar em caixas de texto de mais de uma linha, eventuais erros de ortografia serão sublinhados em vermelho.

Para corrigir uma palavra, clique com o botão direito sobre ela e escolha uma das alternativas exibidas no menu suspenso. Se nenhuma delas for satisfatória, substitua o termo em questão ou simplesmente reescreva-o da maneira correta.

Note que uma palavra grafada corretamente será sinalizada se não constar do banco de dados (como nomes próprios, etc.). Para evitar esses “falsos positivos”, certifique-se de que a grafia esteja correta e selecione a adicione a palavra ao dicionário clicando na opção respectiva do menu suspenso (Memorizar como correta).

Na hipótese de você salvar uma palavra grafada incorretamente, siga o passo a passo abaixo para removê-la:

  1. Abra as configurações do Firefox;
  2. Clique no botão da Ajuda e selecione Dados para suporte;
  3. No campo Informações básicas sobre o aplicativo, localize Pasta do perfil e clique no botão Abrir pasta. (abaixo da seção Informações básicas sobre o aplicativo, clique em Abrir Pasta.
  4. Abra o arquivo persdict.dat com um editor de texto (como o Bloco de notas), localize a linha com a palavra que você deseja remover e apague-a.
  5. Clique no menu Arquivo e selecione Salvar para manter as alterações.

No Google Chrome, não é preciso baixar programinha algum. Basta abrir as configurações do navegador (clicando no botão das três barras horizontais, como no Firefox), selecionar Configurações (se necessário), rolar a página até o final, clicar no link Mostrar configurações avançadas e, no campo Privacidade, marcar a caixinha ao lado de Utilizar um serviço da web para solucionar erros de ortografia e reiniciar o navegador.

Era isso, gente. Até a próxima.