Alguns temas merecem ser revisitados regularmente, e a manutenção preventivo-corretiva é um deles. Semanas atrás, falei brevemente sobre o Advanced System Care, o Wise Care 365 e o Steganos Tuning Pro; hoje, a bola da vez é o Norton Utilities, que usei por anos a fio, quando a suíte ainda se chamava Norton System Works e acompanhava o pacote Internet Security da Symantec.

Embora não seja oferecido em versão freeware, o NU pode ser avaliado gratuitamente por 30 dias ― tempo mais que suficiente para você “dar uma geral” em seu sistema. Para mais informações e download, basta seguir este link, apontar para Teste Grátis, clicar em Faça o download do produto e seguir as instruções do assistente de instalação. Para continuar usando o produto após o período de testes, é preciso adquirir uma licença (R$ 49) válida por prazo indeterminado e extensível a 3 PCs.

Compatível com todas as edições do Windows a partir do XP, de 32 ou 64 bits, esse “canivete suíço” da Symantec reúne numa interface bem organizada o Disk Doctor, que corrige problemas lógicos no disco rígido; o Norton UnErase, que recupera arquivos apagados acidentalmente; o Speed Disk, que desfragmenta e otimiza os arquivos no disco rígido; o Gerenciador de Inicialização, que otimiza o tempo de carregamento do sistema ― inibindo ou retardando a inicialização de aplicativos que “pegam carona” com o Windows; o Gerenciador de Serviços, que minimiza a perda de desempenho pela execução simultânea dos processos e serviços em segundo plano; o Monitor de Registro ― que notifica o usuário quando o Registro do Windows precisa ser reparado; e o Limpador do Disco ― que elimina rastros de navegação na Internet.

Observação: Alguns dos módulos do Norton Utilities opera através de ferramentas do próprio Windows, mas isso não desmerece a suíte: automatizando as rotinas de manutenção, ela facilita a realização de manutenções preventivo-corretivas por leigos e iniciantes, que, por desconhecimento ou desinteresse, não tirariam proveito dos recursos que o sistema fornece nativamente para esse fim.

Até a próxima.